Rosinha de Valença.

[tweetmeme source=”@franklincoult”]

Estava procurando temas musicais para amenizar um pouco toda essa tensão causada pela catástrofe no Japão.  Encontrei milhares de coisas , mas nada que realmente viesse a me prender.

Quando estava prestes a desistir , por iluminação divina ou algo assim , senti uma imensa vontade de pesquisar sobre uma conterrânea , que muito nos orgulhou em todo seu tempo de vida , e continua nos orgulhando até hoje. Principalmente quando encontramos vídeos dela ao lado de pessoas tão ilustres quanto Elis Regina (vídeo 1) , ou sendo homenageada por Maria Bethânia ( vídeo 2) .

Falo da saudosa Rosinha de Valença ! Mulher que levou o nome de nossa cidade para o mundo. Ha quem diga que esse nome foi dado a Rosinha por Sérgio Porto ( jornalista) , devido a sua tamanha intimidade com o violão , companheiro de todas as horas. Sérgio dizia que Rosinha tocava por uma cidade inteira ,  dai partiu a idéia de homenagear sua cidade de origem ( Valença – RJ ) , incorporando o nome da cidade ao seu nome artístico .

O próximo vídeo mostra o tamanho da influência que nossa conterrânea tem até hoje! Assista até o final para entender o que eu quero dizer.

Mesmo após  7 (sete) anos de seu falecimento , Rosinha de Valença ainda recebe homenagens de grandes nomes da nossa MPB , veja:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s