Teatro Rosinha de Valença ( parte 1 )

[tweetmeme source=”@franklincoult”]


Na última quinta-feira ( 24/05 ) o Jornal Local de Valença noticiou a situação em que se encontra o teatro Rosinha de Valença , muito querido pela cidade devido a sua história , porém pouco cuidado.
Já faz bastante tempo que o teatro está abandonado. A situação atual me parece o auge de uma decadência que começou a muito mais que três anos ( como foi citado no vídeo ) , o abandono do teatro já beira uma década ou mais (quem sabe , muito mais ! ) . Não digo somente do abandono em suas condições físicas , mas me refiro também a falta de incentivo para determinadas áreas da cultura que estão prestes a “comemorar suas bodas”.

Segundo o Jornal Local , as obras serão retomadas por conta do governo do Estado. O que não ficou claro foi quando isso acontacerá.
Acontece que além da reforma que é um caso de NECESSIDADE , cuidar da manutenção e manter o teatro vivo e ativo , gerando emprego , diversão e cultura para toda uma cidade também é de extrema importância!
De agora em diante o Blog do Franklin se compromete a vigiar de perto o andamento das obras e a mante-los informados de tudo o que estiver acontecendo até que tenhamos nosso teatro recuperado e em atividade.

Não costumo fazer isso , mas dessa vez eu peço a todo mundo que for/conhecer ou gostar de Valença ou de teatro que por favor compartilhe esse post. Acredito que essa é uma forma de mostrar que nós nos preocupamos com o que é nosso ( caso você seja de Valença ) , e caso você não seja daqui é uma forma de ajudar uma cidade a retomar sua atividade cultural agregando todas as artes.
Acredito que a grande Rosinha não deve estar muito satisfeita com esse descaso. Vamos mudar esse quadro , afinal de contas , todos nós merecemos!

Anúncios

12 comentários sobre “Teatro Rosinha de Valença ( parte 1 )

  1. Olha Frank, as eleições vem ai, espero que o povo leia e se lembre desses detalhes quando estiverem na boca das urnas. Parabéns menino, continue seu trabalho para ver se
    o povo acorda e não se esqueça de falar tbm do estado precario em que se encontram as
    ruas de nossa amada cidade.

    Curtir

    1. Parabéns, Franklin pela denuncia… sou valenciano, mas já não resido na cidade a quase 5 anos, porém cada vez que volto a minha cidade natal para visitar minha família que ainda todos residem aí, fico decepcionado em ver a situação que a cidade se encontra. Fala-se em progresso, mas o que vejo é puro descaso com a memória histórica e cultural da cidade que a cada mês que passa vai caindo no esquecimento das pessoas. Os prédios históricos do centro da cidade que deveriam ser preservados estão desaparecendo, e no lugar novos prédios e comércio, isso é progresso?? Pra mim isso é enterrar a memória e a história de uma cidade, levantando uma falsa bandeira de que a cidade esta no rumo do progresso…
      Em se tratando do teatro Rosinha de Valença, em toda minha vida que morei em Valença (como disse sou nascido e criado), eu me recordo de ter ido la somente duas vezes e já era precário as condições do mesmo, é lamentável ver o descaso do poder público que nada fez em prol do teatro e também da cultura. A rodoviária também outro ponto q deveria ser cartão postal da cidade, chega a me dar nojo, é algo abandonado, logo na entrada da cidade que deveria ter uma ótima recepção aos turistas e também a nós que nascemos e crescemos na cidade, o que se vê é um ambiente nada receptivo… Mais uma vez parabéns pela denuncia, estou compartilhando e vou acompanhar sempre seu blog, pois é de grande utilidade publica e informativa.

      Curtir

  2. Franklin querido, quero te parabenizar por estar colocando em foco todos os problemas de nossa cidade com fidelidade aos seus seguidores e creio que você terá bastante trabalho pois vivemos acredito que um período crítico em nossa cidade e infelizmente nosso povo tende a acomodação por educação!O nosso teatro perdeu o brilho…as pessoas deixaram de olhar e questionar, provavelmente pelas inúmeras prioridades e dificuldades da nossa população.Bom o que nos alenta é saber que temos pessoas como você, buscando soluções e tentando alcançar respostas!Acredito que através dos seus olhos estaremos encontrando motivação para melhoras!!!Beijo grande!

    Curtir

    1. Poxa vida , Neisi !!! Juro que fiquei até emocionado , sério !
      OBRIGADO DE CORAÇÃO , VIU FILHOTA !

      Juro que vou tentar fazer o possível para ser merecedor dessas palavras !
      Beijo enorme 😉 e obrigado

      Curtir

  3. Eu lembro dessa postagem que vc comentou no seu antigo blog, Franklin. E nem parece que já faz 3 anos. O tempo passa rápido.

    É ruim ver o teatro nessas condições, mas que eu me lembre esse teatro nunca esteve realmente em atividade continuamente. E parece que ele já começou errado desde quando foi construído. Não estando dentro de padrões minimamente aceitáveis para um teatro.

    Fica aqui minha dica para uma próxima matéria, Franklin: Conversar com pessoas que chegaram a usar aquele espaço e saber a opinião delas sobre o espaço.

    Eu penso que o teatro, ao invés de reformado, deveria ser demolido e ser construído um novo. Nos padrões de um teatro de verdade e que fosse multiuso, podendo além de ser usado somente como teatro, também para shows, palestras, workshops, etc.

    Um abraço, camarada!

    Curtir

    1. Sugestão aceita cara !!!!
      Vou trocar uma idéia com o pessoal a respeito disso também ! Você tem razão e a reconstrução também seria muito legal , assim poderia rolar muito mais coisa lá e ai sim o teatro realmente seria utilizado com muito mais frequencia !!!
      O grande problema que semteve o teatro parado por muito tempo foi a falta de incentivo , Gustavo !!! Se o povo que trabalha com o teatro tivesse algum tipo de incentivo , acredito que todo mundo estaria produzindo pra caramba aqui ! A galera curte trabalhar , mas tem que rolar a verba , né ?
      Um abraço e OBRIGADO pelo comentário cara !

      Curtir

  4. fala ,amigão,olha antes mesmo digo o jornal postou sobre o teatro,disse que as obras foram paralizadas por conta da saida do prefeito ,isso é uma mentira,já que a obra começou muito depois da briga pelo poder valenciano,não acredito que as obras iram sair,mas se sair a população de valença e expecialmente os moradores do bairro belo horizonte iram ficar felizes.Sabe antes eu estava indiguinado com a situação dos das quadras do municipio,mas caro amigo o teatro rosinha abalou meu coração ,fico triste em passar ali e ver aquela situção,se podesse fechava os olhos,mas não tem como diante de tal fato lastimavél.

    Curtir

    1. Oi Rafael , antes de mais nada , muito obrigado pelo seu comentário !!!!
      Olha , eu também cheguei a ficar bem descrente com realação a reforma do nosso teatro. Mas hoje eu começo a ficar um pouco mais confiante. Acredito que mais cedo ou mais tarde alguém ( mesmo que seja de olho na eleição , ou reeleição ) vai olha por nós aqui !!!
      Vamos fazer esse post chegar o mais longe possivel! Pode ser que assim a gente consiga alguma coisa.
      Um abraço e obrigado !

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s